HECTOR COSTITA E JOSEVAL PAES DUO - SHOW ESPECIAL 30 ANOS

sábado
00:00

22/04/23
Hector Costita (Sax Tenor) • Joseval Paes (Guitarra)
Abriremos na sexta dia 21 de abril de 2023 uma programação especial com as lendas do Jazz Brasileiro.
E não é ironia o fato de que o primeiro show desta série carrega o nome de Hector Costita, saxofonista argentino. Costita é um dos pioneiros do samba-jazz que celebra neste show especial os seus 30 anos de apresentações em duo com o guitarrista Joseval Paes. No show, não se apresentam apenas dois músicos, mas uma recorte importantíssimo da história da música brasileira do século 20. Seja pelo fraseado característico do Sax de Hector, ou pela capacidade extraordinariamente dialógica da guitarra de Joseval, este duo preenche todo e qualquer ambiente com a conversa universal de seus instrumentos.
O duo é um verdadeiro retrato do que a música brasileira pode proporcionar, não apenas no seu alcance, mas na sua potente inclinação para a conversa entre experiências, vivências e sobretudo universalidade do som.
HECTOR COSTITA nasceu em Buenos Aires, em 1934. Veio ao Brasil em turnê com o pianista escocês Robert Inglez, em 1958, e conheceu os principais expoentes da bossa nova. Fez parte do Sexteto Bossa Rio, de Sérgio Mendes, e participou de gravações com Dick Farney, Johnny Alf, João Gilberto, João Donato, Elis Regina, Raul de Souza, Tenório Jr., Zimbo Trio, Edu Lobo, Chico Buarque e Milton Nascimento. Em festivais de jazz e no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, onde liderou uma big band nos anos 1980, Hector Costita dividiu o palco com Miles Davis Quintet, Oscar Peterson Trio, Ella Fitzgerald, Tonny Bennett, Benny Carter, Dexter Gordon, Phil Woods e Michel Legrand. Como líder, seus principais discos de carreira são: “Fabuloso Hector” (1962), “Impacto” (1964), “Hector Costita” (1981) e “Paracachum” (1985).
JOSEVAL PAES tem 34 anos de carreira e acumula passagens pelas principais orquestras de São Paulo, onde nasceu, em 1968. Atualmente, Joseval Paes exerce intensa atividade didática no Conservatório Dramático de Música Dr. Carlos de Campos, em São Paulo, onde é professor de guitarra, contrabaixo e prática de conjunto. O músico também coordena a Big Band Jovem da instituição. Como professor, também atuou no Clam, a escola de música do Zimbo Trio.
LOCAL JAZZB
Rua General Jardim, 43, Vila Buarque, São Paulo, SP