top of page

JOÃO PARAHYBA TRIO

BOLAS AGENDA-Prancheta 2 cópia 2.png

domingo

00:00

17952101257950526_edited.jpg
LETREIRO-MARDI-GRAS.png
17952101257950526_edited.jpg

18/06/23

João Parahyba -Timbatera • Marcos Romera - Piano • Giba Pinto - Baixo

João Parahyba é um dos nomes mais importantes da percussão brasileira. Ele se apresenta principalmente na “timbateria”, criação própria e pioneira do conceito de kit de percussão que hoje é conhecido como “percuteria”. Com uma carreira musical de mais de cinco décadas, João continua sempre inquieto e inovador.

Após tocar com Cartola, Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho e Paulo Vanzolini no bar Jogral, em São Paulo, João fundou em 1968 o Trio Mocotó, lendário grupo pioneiro do estilo que se tornou conhecido como samba rock. Não à toa, no início dos anos 70, rodou o mundo ao lado Jorge Ben Jor, outro frequentador do Jogral. Também acompanhou Vinicius e Toquinho e se tornou intérprete de sucesso com a icônica “Coqueiro Verde”. Em 1974, com o Trio Mocotó, gravou um álbum raro com o trompetista americano Dizzy Gillespie, chamado “Dizzy Gillespie no Brasil com Trio Mocotó” (ouça aqui). Nos anos 1990, graças a sua versatilidade, foi um dos primeiros músicos de sua geração a se interessar pelos sequencers midi e baterias eletrônicas, culminando em projetos ao lado do produtor Mitar Subotic (Suba), como seu disco de percussão reprocessada “Futuro Primitivo” e “Tanto Tempo” de Bebel Gilberto.

JOÃO PARAHYBA TRIO

Para o seu trio instrumental João  Parahyba, convidou dois "jovens veteranos", Marcelo Mariano  no contra-baixo (nesse show substituído por Giba Pinto) e  Marcos Romera  no piano. Nesse encontro cheio de suíngue eles trazem temas próprios e clássicos do jazz e da música instrumental brasileira. Protagonistas de uma cumplicidade musical única, Parahyba, Mariano e Romera unem suas consagradas bagagens como instrumentistas para forjar interpretações modernas, para além do samba jazz de onde parte o trio. Os singles “April Child” (Moacir Santos) e “Fita Amarela” (Noel Rosa) de 2020 e "Kurukerê" lançado em 2021, são exemplos da originalidade e balanço do João Parahyba Trio.

LOCAL JAZZB
Rua General Jardim, 43, Vila Buarque, São Paulo, SP

bottom of page